sábado, 14 de novembro de 2009

Basquetebol em Portugal? Passado, Presente e Futuro

Em debate num outro site surgiu a questão que um dos problemas do basquetebol português (sobre o feminino) era a limitação dos comunitários e estrangeiros à qual eu respondi o seguinte, aproveitando para trazer para aqui este tema, sobre o qual espero obter algumas opiniões.
"A questão para mim não é comunitárias nem estrangeiras nem nada disso. É muito simples. O basquetebol tem uma imagem miserável neste momento,e o feminino então nem se fala, não é atractivo para ninguém, logo não há patrocinadores a quererem investir em algo que não tem retorno. Resultado: Os clubes não têm dinheiro, alguns fecham portas, outros optam por descer de divisão, porque não comportam as despesas de competições superiores. Isto leva a coisas mais graves, ninguém vê no basquetebol a mínima hipótese de carreira, por isso não se vão estar a sacrificar e a abdicar de muita coisa; muitas vezes atrasar estudos para se dedicarem a 100% a algo que dificilmente dá retorno.
Por isso na realidade para mim a questão não é estrangeira, comunitária ou portuguesa. A questão é 1º a imagem do basquetebol em geral, há que a trabalhar e a melhorar, batemos no fundo.
Quem deve liderar este processo de re-estruturação, re-qualificação da imagem do BASQUETEBOL EM PORTUGAL? Na minha óptica a liderança deve ser efectuada pela instância máxima da modalidade. A FPB, deve ter uma estratégia que permita trabalhar a imagem do basquetebol e divulgar a modalidade. Nessa estratégia devem estar princípios directores, linhas orientadoras para associações e clubes, com o objectivo claro de melhorar a imagem do basquetebol e com isso conseguir paulatinamente mais atletas e adeptos para a modalidade, melhores estratégias de gestão a nível federativo e associativo, que permitam melhores acordos financeiros a todos, federação e associações e clubes.
2º Conquistada essa imagem; alterar a ideia cada vez mais latente, ou ainda sempre dominante que as unicas referencias para os clubes devem ser a equipa senior e os estrangeiros ou não da mesma.
Vamos dar mais importância aos campeonatos de formação. Não têm uma enorme componente social na comunidade onde se inserem, não introduzem valores nos jovens? Não divulgam as regiões, as cidades, os clubes? Não trazem orgulho a quem acompanha a equipa? Não trazem prazer a quem joga?
Enquanto a qualidade da GESTÃO do basquetebol em Portugal for tão fraca, quase que não temos hipótese de ter basquetebol sénior de qualidade, comprometendo em muito a qualidade da formação. Vamos GERIR melhor a imagem da nossa modalidade!!! E vamos GERAR (não mendigar) mais receitas para todos.
Ai poderemos começar a tornar mais atractivo para todaa as atletas a prática e o compromisso para com a modalidade."
Tendo como ponto de partida esta mensagem, queria que me deixassem a vossa opinião sobre o estado actual do basquetebol em Portugal. Para onde devemos caminhar e como? Espanha está aqui ao lado... Tão perto e tão longe....

0 comentários:

Enviar um comentário