domingo, 15 de novembro de 2009

Treinador de Bancada Portugal 1 - Bosnia 0

Como disse na minha mensagem de apresentação, vou abordar aqui alguns temas actuais para além do basquetebol, e hoje apetece-me escrever um pouco sobre a selecção.
No dia que ouvi o Seleccionador Carlos Queirós a numa entrevista, deixar-se envolver pelos reporteres e sugerir (Isto após o sorteio em que nos calhou a Bosnia) que Portugal, estando no campeonato do Mundo, vai estar lá para ganhar, que a historia de Portugal quando em Campeonatos do Mundo é de sucesso, com optimos resultados, nessa altura pensei para mim mesmo, "Não vamos ao Mundial".
Como é que um treinador tão experiente como o Carlos Queirós comete um erro tão grave antes de uma fase de apuramento; falar de algo que ainda temos que conquistar como se quase fosse certo, é dar permissão aos atletas para o encararem como certo, para abordarem o jogo, no subconsciente deles com algum conforto, com alguma sobranceria. É dar um motivo ao sleccionador adversário para espicaçar os seus atletas "Olhem eles já nem pensam em nós, já vão ser campeões do mundo. Nós já nem contamos. VAMOS PROVAR-LHES O CONTRÁRIO! Algo do género.
A campanha de Portugal foi até agora no mínimo desastrosa. Um grupo extremamente acessivel, uma Dinamarca muito longe dos tempos de glória, uma Suécia desastrosa, uma Hungria que praticamente não sabe o que é futebol e depois paisagem. Apuramos não sabemos bem como, e de repente já estamos para campeões do mundo, sem ainda ter apurado...
Ontem, não vi jogadores com sobranceria, mas curiosamente ouvi comentadores com sobranceria. Para eles Portugal esteve a jogar sozinho, devia ter ganho por 3 dizia no fim o reporter, uma equipa muito acessivel, perdemos uma oportunidade de 3 ou 4. Não sei que jogo é que estiveram a ver sinceramente. Portugal teve em casa, 50% de posse de bola, algo que Portugal gosta de dominar, particamente o mesmo nº de remates, com a diferença que Portugal obteve um golo e a Bosnia só 3 bolas incriveis ao ferro. E o Queiroz ainda se veio queixar ao fim que podiam ter matado o jogo; quem? Só se forem eles!!!
Segundo os comentadores parecia que Portugal tem deslumbrado com o seu futebol esmagador, dominador e que se estava a encolher não se sabia bem porque.
A triste verdade é que Portugal neste momento é uma equipa banalissima, um guarda-redes demasiado fraco para ser verdade, (e ainda diziam mal do Ricardo) um defesa direito (e desculpem-me que esta vai ser polémica) com um intelecto abaixo de 0, Bosingwa, que apesar de todos os argumentos físicos a mim pessoalmente não me convence. Se trocarmos pelo Paulo Ferreira, ainda fica pior pois o Paulo do tempo do Mourinho já foi há quase 6 anos. O Miguel só lhe derem de beber ao intervalo porque ele claramente quer competir em estado de festa. Nos defesas centrais estamos bem servidos, Ricardo apesar de um furo abaixo em relação a passado recente continua a ser topo mundial, Bruno Alves idem e Pepe também. Na esquerda algo de inacreditável e que eu considero inaceitável numa selecção, a prestação do Duda foi ridicula em todos os jogos que participou. Que foram todos!!! Não há uma alternativa??? Ninguem? Nem uma adaptação? E o Pepe na esquerda? Adaptou-se a trinco, é rapido, se calhar na esquerda... Ou um Simão mesmo num esquema diferente (isto já é entrar noutros assuntos). A trinco, temos o Pepe, convence-me em jogos contra a França ou Alemanha, jogos em que tivermos que ser práticos, não é um jogador de transições e capacidade de criar jogo. Não temos ninguem que preencha aquele lugar? Precisavamos de um Paulo Sousa. Raul Meireles, sou um fã e acho que muita da fama que o Lucho levou e que vai estourar rapidamente ganhou-a graças a ele, mas na selecção ainda não convenceu e um fora de série de nível internacional não é de certeza. Deco, o melhor jogador da selecção, sem duvida que sempre que toca na bola ela brilha e a equipa joga. Simão, nunca me convenceu a não ser em jogos de formação, sempre que tem jogos internacionais não consegue jogar. Talvez recuado para defesa rende-se a extremo não tem capacidade internacional. Liedson, é bom, mas unico e ja longe do melhor e fico triste que não seja português. Ronaldo ainda não conseguiu jogar na selecção nem fazer esquecer FIGO, este ainda jogava. Se sai e entra o Nani ficamos a perder. O banco também não apresenta soluções. Tiago é banalissimo e também deve ao Petit grande parte da sua carreira. Moutinho é regular, Aquela invenção do Coentrão é grave.
Ou seja somos uma equipa banal, orientada por um Professor da táctica, fraquissimo na gestão do grupo, na psicologia e motivação, e principalmente comunicação com os media. Espero que mesmo assim tenham sucesso porque gosto muito de Portugal.
Já vai longo. Para 4ª feira espero que Portugal marque cedo num contra ataque, porque vai ser assim que vamos jogar, espero que os 3 jogadores que não vão poder jogar no nucleo central do meio campo realmente sejam sentidos.
Se não marcarmos acho que não vamos aguenta-los a 0 muito tempo e ai vai ser complicado. Espero que o GR não saia da baliza. E que o Duda me cale, mas acima de tudo espero que as pilhas do Deco estejam boas, porque é ele que nos faz funcionar. Mas já agora porque todos gostamos de palpites, acho que vamos à vida com 2-0. Espero sinceramente que não!!!

1 comentários:

Magic disse...

Antes de mais, parabens pelo blogue!! :)

Decididamente tu es bom quando o tema é basquetebol, mas quanto ao futebol, és fraquinhooo!! :)
Sou da opinião que a nossa selecção, não e nenhuma potencia do futebol mundial, mas tambem não somos assim tão mediocres. Penso que o nosso maior problema, e mesmo a falta de humildade de grande parte dos nossos jogadores, visto que atributos tecnicos e tacticos nos temos. Quando ouço que vamos estar no campeonato do mundo para ganhar, pergunto-me a mim mesmo, ganhar o que?
Primeiro, ainda não estamos apurados.. Segundo, não estaremos mais uma vez, a criar expectativas demasiado elevadas, para uma selecção que nunca ganhou nada, e esta longe de ser uma potencia do futebol mundial...
Quanto ao plantel, não partilho da tua opinião que seja assim tao mediano, e ate foste bastante injusto com o Tiago, dizer que o homem, só esteve bem no Benfica, porque tinha lá um "caceteiro" de nome Petit, e não querer ver todo o trajecto ao mais alto nivel, feito por ele, quer no Chelsea, quer no Lyon.Ou será a tua costela Boavisteira!? Agora ele nunca foi um "10", e nunca vai conseguir substituir um jogador como Deco (este estando em forma, e de longe o nosso melhor jogador, e um dos melhores do mundo).
E como qualquer treinador de bancada, vou deixar aqui, aquele que para mim e o melhor 11. Beto, Bosingwa, Pepe, B. Alves, M. Veloso, P. Mendes, R. Meireles, Tiago, Deco, Ronaldo e Liedson. E visto que alguns destes jogadores não podem alinhar no jogo de hoje, quer por estarem lesionados, ou por não terem sido seleccionados, o 11 de hoje seria.. Eduardo, P. Ferreira, R. Carvalho, B. Alves, M. Veloso, Pepe, R. Meireles, Tiago, Deco, Nani e Liedson.
Para finalizar, espero que consigamos um bom resultado, e para isso seja qual fore o 11 escolhido pelo C. Queiros, vamos ter que deixar de fora todas as vaidades que temos ( e são muitas), e vestir a farda nº2 (para quem não cumpriu o serviço militar, é a farda de trabalho), porque só desta maneira conseguiremos vencer a Bosnia..
Um Grande Abraço, e FORÇA PORTUGAL!!

Enviar um comentário