domingo, 22 de novembro de 2009

Miguel Miranda - Está como o Vinho do Porto

Hoje estive a ver o Ovarense - Porto na Sportv2 (que pena não termos basquetebol em canal aberto..) e dei por muito bem empregue o meu tempo. Um jogo bem disputado, com um bom ritmo ofensivo e boas intensidades defensivas de ambas as equipas. Mas não foi por isso que vim aqui escrever hoje. Vim sim escrever sobre um jogador que me custou a saber apreciar mas que agora aprecio e admiro como a poucos. Estou a falar do Miguel Miranda, para mim o jogador português com a evolução mais continua e constante de sempre. Atributos físicos naturais (Exceptuando a altura) fracos para a modalidade, pouco explosivo, pouca coordenado, baixos índices de força, a nível técnico nunca foi um atleta de eleição, muito pelo contrário, é daqueles atletas que tem praticamente tudo para ter desistido cedo da modalidade, mas que pelo contrário, e nunca o vi trabalhar mas com certeza será assim, pegou em todas as suas dificuldades e fez delas forças, trabalhou todos os seus pontos fracos, fazendo ponto de honra de evoluir como jogador de um treino para o outro, de uma época para a outra. Este Miranda que vi hoje, parecia um jogador rápido, quando não o é, parecia quase um extremo tal a forma como estava decidido a atacar o jogo, a levar a equipa às costas, quando nunca foi esse o papel dele, em alturas passou como um base, defendeu sempre como um líder, orientou como um treinador, assumiu o jogo ofensivo como o americano. Este Miranda é um exemplo para todos os jovens que com muito trabalho podemos ultrapassar as nossas dificuldades, supera-las ou minora-las e compensa-las com outros pontos fortes que estão ao alcance de todos, muito espírito de trabalho, de sacrifício, de equipa, muita humildade, muita vontade.
Deu gosto de ver.

4 comentários:

Pata Negra disse...

Vamos lá a ver se se consegue comentar!
Gostava de discutir aqui planeamento do treino, periodização!
Em que medida é que a periodização táctica pode ser aplicada no basquetebol?
Docs sobre isto?

Coach Santos disse...

Vou aceitar essa proposta e procurar colocar uns posts sobre o mesmo, com todos os documentos que encontrar. Neste momento sobre o tema em concreto de Periodização táctica tenho um ligado ao basquetebol, mas ainda tenho que pedir autorização para o colocar acessível para download. Um tema interessante e com futuro no qual espero o seu contributo também.

Anónimo disse...

periodização tactica faz-se desde sempre no basquetebol. apenas nunca ninguem lhe chamou nomes poeticos. acho é um pouco triste agentes do basquetebol ficarem de boca aberta so porque alguem deu nome ao treino de basquetebol. deviam era ficar indignados por isso.

Pata Negra disse...

Eu tb acho o mesmo que o anónimo anterior, mas gostaria de ler textos científicos sobre o mesmo.
Recomendo um texto técnico do actual treinador do CAB Madeira, nas antigas revistas da ANTB.

Enviar um comentário